Geração manipulada?




Fugindo um pouco à linha corrente do blog, não posso deixar de referir esta imagem. Dado ao contexto histórico, o observador não pode deixar de sentir algo perante aquilo que observa, falamos da época do Nacional Socialismo onde Hitler e Goebbels construíram a maior máquina de propaganda de toda a história, onde tudo era cuidadosamente filtrado e planeado ao detalhe para não existir qualquer espécie de falha. O Estado tinha como obrigação e direito de dirigir o trabalho perante aqueles que integravam a sociedade, deixando para última opcção o direito às faculdades intelectuais bem como o direito ao conhecimento científico. O conceito de Democracia fora eliminado como se tratasse de algo "demoníaco" e o cinema, arte, rádio, televisão e tudo o mais era controlado mas isto é uma "directriz normal" de uma ditadura, entre outas imposições do regime.

Importante aqui é realçar é ideia que os jovens da altura tinham sobre Hitler, um homem que construiu uma imagem dócil, gentil e afectuosa perante a sociedade (que ultrapassava dificuldades) de forma a conquistá-la e assim manipulando-a. Aliás, na mesma época existia um grupo denominado de BDM's (Aliança das Jovens Alemãs) onde era incutida a ideologia do Füher perante um grupo de jovens, chegando ao caso extrema das mesmas quererem "oferecer os seus corpos para gerarem filhos do grande governante".

Acredite-se ou não no conteúdo presente na imagem, há sempre um mistério por detrás daquilo que se vê e não se pode questionar o valor artístico presente, o que até pode levar a algumas interrogações. Não se questiona a veracidade dos acontecimentos da época (como alguns fazem, criando várias teorias) nem o fundamento que levou a tamanhos crimes sobre a humanidade mas sim naquilo que observamos. Estaremos a observar algo que não é verdade? Acreditamos tanto naquilo que vemos que somos iludidos? Onde começa a realidade e termina a ilusão?