NOVOS TALENTOS FNAC FOTOGRAFIA 2012: MEUS

Nas fotografias que capto não reconheço um trabalho, reconheço apenas as minhas memórias em imagens.

Raramente pré-concebo os motivos que fotografo, mas quase sempre retrato os motivos que me levam a fotografar: as pessoas que por mim passam. As que me ficam, as que me partem... e os lugares devolutos que me cativam passam a ser os espaços cénicos que uso para as fotografar, onde emprego sempre características de interpretação corporal e teatral. Assim, aos poucos e poucos em tom de intimidade e gracejo, vão surgindo as pequenas mas tão nossas imagens.

E é esse o meu objectivo fulcral na fotografia, homenagear aqueles que me fazem ou fizeram sentir... vivo.

Nunca procurei atingir imagens de notável técnica fotográfica, seja na hora da captura, como na pós-produção em laboratório, sempre me entusiasmou mais abraçar o imprevisto e o “sujo” em detrimento da precisão. Não persigo a perfeição enquanto técnica, apenas persigo a estética que me sacia. O grão exagerado, os pequenos riscos no fotograma e os pequenos pêlos na lente do ampliador, a sub-exposição e a sobre-exposição, etc, tudo são exemplos de factores que incluo na minha execução de bom grado.

Nuno Tavares