Ministério da Cultura, o que é isso?



El País relatava a existência de um projecto fotográfico da autoria de Claudi Carreras que tem tanto de inovador como de lógico.

Su Muestra é uma iniciativa pedagógica com vista a (re)educar visualmente a nossa visão sobre o mundo, com a evolução deixámos de ter (ou nem temos?) a noção de como construir uma imagem ou as relações técnicas que uma máquina fornece para obtermos uma imagem ainda melhor; os automatismos ultrapassaram tudo e fizeram esquecer relações como diafragma e profundidade de campo dando lugar ao consumismo de objectivas com preços elevados; problema resolvido? Não. Hoje em dia, fotografamos aquilo que nos agrada quase por instinto sem entender aquilo que se encontra presente perante nós.

Com esta iniciativa, Carreras pretende também criar "projectos de documentação de um determinado território convidando os autores a conhecer a realidade durante algum tempo". Com a colaboração da EPSON e do Ministério da Cultura de Espanha, este projecto já teve a sua primeira iniciativa em campo num bairro de Madrid, onde se reuniram 400 pessoas para fotografarem retratos, paisagens, ambientes, entre outros.

Claro que esta ideia tem tudo para resultar e ser ainda mais potenciada perante o interesse da comunidade; agora o que me leva a questionar em tudo isto é: e nós, por acaso, temos um Ministério da Cultura?

Certamente, com secretários de estado que fazem livros nas horas vagas e um governo tão limitado que assim será impossível existirem apoios/financiamentos para este tipo de projectos educativos. Mas lá está, é como diria um dos títulos da autoria do secretário geral da cultura: "Algumas Distracções", e sim, as distracções andam aí.