Antena 2




Antena 2
André Príncipe
2014.

É na recente inaugurada galeria de fotografia Pedro Alfacinha, que ocorre o regresso do fotógrafo, cineasta e editor André Príncipe (Porto, 1976) às exposições de fotografia em Lisboa desde 2006. Artista de mil ofícios estreou recentemente, no Cinema Ideal,  Campo de Flamingos sem Flamingos e comemora cinco anos desde a criação da sua editora de livros de fotografia na companhia do fotógrafo José Pedro Cortês, a Pierre von Kleist.

Se na obra de André Príncipe o público está habituado a um padrão narrativo e documental da viagem e à imagem em movimento, então esta exposição coloca de lado esse paradigma para ensaiar um conjunto de imagens autobiográficas, registadas de 2012 a 2014, a partir de duas experiências pessoais. A distância que o público tem com as imagens, bem como o nível de intimidade, são diferentes. Vão intensificando-se à medida que as observamos como se tratasse de um atlas, defendido fortemente pelo artista, onde qualquer referência territorial torna-se inexistente, mas é possível verificar diferentes experiências e expressões.

Antena 2 é um palco de combate indefinido que revela a harmonia desconcertante de imagens, que circulam a um ritmo constante, esboçando-se em distintas direcções. É perante este cenário que a estação de rádio pública entra como o complemento musical, ideal para um relato de duas experiências de quase morte que o fotógrafo sentiu nos últimos três anos. A primeira vez foi em 2012, quando o artista vivia numa caravana e estava a viajar por todo o País; a segunda, em 2013, numa cozinha, no centro da cidade de Lisboa. Em ambas as vezes ele despertou e voltou para a realidade enquanto um rádio, imperturbável, a partir da sua trincheira que não fora afectada pelo tempo, a Antena 2 estava sintonizada e audível transmitindo para todo o Universo. É esta experimentação de susto, de uma quase morte que é revelada, que confronta o espectador através de imagens que vêm de todas as direcções, como se testemunhassem a abertura de uma porta do tempo; assim, o artista coloca ao público, o desafio de se enquadrar no papel de explorador do ambiente que ele próprio criara, na procura do entender do território, das imagens e, sobretudo, das histórias. Este lado de explorador implicará uma estranheza perante um terreno que é visto como a primeira vez.

Este posto de rádio é considerado pelo artista como o “último reduto cultural” do Serviço Público, onde a Cultura predomina em vez do actualizar constante e insistência agressiva de temas como o desemprego, a instabilidade social, a crise, o  programa de ajuda financeira sobre o povo português ou seja, longe do país real em que as notícias são dadas num tempo curto e numa forma deturpada. Numa luta contra estes poderes maliciosos e dramáticos nascem as imagens como se tratassem de um grito de esperança.

Neste universo alternativo surge uma dissidência entre um novo mundo e o mundo conhecido como o real, um esquecimento, propositadamente assumido, de restrições e leis que impeçam a progresso para o exterior dos confinamentos e barreiras que nos tentam regular, no dúbio processo de construção de um idealismo visto como um modelo de perfeccionismo.

Assumindo uma posição clara de protesto perante a ideia de independência “distorcida”, da qual somos bombardeados no quotidiano pelas instituições e poder, o fotógrafo orquestra um registo visual como se tratasse de uma prática diária que relata as relações que estabelece com as pessoas, os animais e as coisas. O automatismo do gesto de fotografar nasce destas múltiplas ligações que são estabelecidas tendo em conta, também, o modo como os corpos e as figuras se moldam perante um espaço em constante mutação. É nesta mutação que o artista regista a essência de tudo aquilo que se apresenta como livre, sem esquecer a mortalidade e o caricato daquilo que observa. 

Tudo é apresentado como prova. Existe espaço para os amigos, o urbano, animais e momentos de confraternização, sendo que estes se suspendem e congelam no tempo. Desde a rebentação das ondas como se tratasse de uma porta entre o mundo do artista e o mundo real e esta estivesse para lá do horizonte, a rapariga totalmente despida que se seca perante uma bacia antiga num canto do quarto numa prática improvável nos dias de hoje, o homem sozinho sentado no banco da paragem do autocarro, até às raparigas sentadas no sofá, tratasse de um olhar retrospectivo ou uma revisitação que nunca deve ter fim. Esta última imagem das jovens reunidas tem uma escala que capta de imediato a atenção, bem como todo o momento que ali se passa. Um convívio normal entre um olhar atento, uma expressão de sorriso e a distração de quem perde o olhar no chão, um copo em cima de uma perna, o cigarro e a garrafa que existem nos gestos de uma jovem, não há espaço para a solidão e as três jovens habitam o espaço à sua maneira como se tratasse de qualquer espectador na companhia de amigos, mesmo sem que haja o devido conhecimento do motivo que as leva a estar na sala, bem como a história que cada uma delas tem. E o que será delas depois de tomarem a bebida e abandonarem aquele espaço? Nada disso importa, o relevante é o que se passa naquele instante, naquela recordação de adolescência, em que todos estiveram juntos no mesmo lugar.

A invocação da figura da mulher é uma constante, com um papel de destaque, revelando a importância que o artista lhes atribui. Outra das suas imagens, com uma jovem num ambiente de festa num bar e que aparenta estar no fim da idade da adolescência; de cigarro e copo cheio na mão aparenta que chegou à pouco tempo, cabelos longos, olhos a
zuis e um ligeiro afastamento dos lábios, esta observa na direção do espectador com um olhar penetrante, como se dialogasse em silêncio um interesse misterioso perante quem a observa e exigisse um momento de reflexão perante a confusão em seu redor, dela e de quem a observa nos olhos.


Por detrás de cada imagem existirá sempre uma diferente melodia da estação de rádio pública, Antena 2, com diferente género: um tom mais trágico, cómico, alegre, saudoso, deprimido, nostálgico. Cada música é uma emoção e uma história, cabendo ao espectador construir uma sequência lógica de forma a criar um ritmo próprio, para assim compreender e rever-se na essência de todas estas imagens, que nada trazem de novo mas sim um reconhecimento daquilo que se deu e quis eternizar na memória. Deixá-las cair na indiferença ou no silêncio é como se o rádio tivesse, por fim, deixado de tocar e a morte finalmente se desse num último e derradeiro ato de vitória.